quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Novas sagas cariocas

A vida aos poucos vai se acertando por aqui. Meu apartamento está cada vez mais bonitinho, com os móveis que eu escolhi e os detalhes que o deixam com a minha cara, exatamente como eu sempre quis que fosse.

Hoje vejo que foi muito bom ter deixado grande parte dos meus móveis em São Paulo, pois acho importante recomeçar uma vida com tudo novo, algo que inclusive deveria ter feito quando fui morar sozinha na terra da garoa, mas não tive chance.

Acho que é por isso que estou me sentindo bem, realizada. As opiniões das pessoas são unânimes em relação a mim, todos perceberam que essa mudança que fiz foi para melhor. E acertaram. De modo que eu só posso ficar feliz com isso.

E, mesmo apesar de estar vivendo um lugar já conhecido, mas no qual não vivia há 18 anos, é curioso observar que algumas coisas mudam, outras não. Novidades surgem, algumas situações me impressionam, algumas mudança são constatadas e outros fatos, apenas confirmados. Falo isso baseada em experiências pessoais recentes.

Uma delas, refere-se ao sistema de entregas de mercadorias por aqui. Andei fazendo compras de móveis, eletrodomésticos e pude passar (e ainda estou passando) pela difícil experiência do precário sistema de entregas carioca.

O primeiro acontecimento foi quando numa mesma loja comprei um sofá, um móvel e uma cadeira. Loja esta, que tem uma grande cadeia por aqui, e é voltada para uma clientela de menor poder aquisitivo (o que explica ter comprado tanta coisa num mesmo lugar).

Consegui agendar a entrega para o dia em que a minha diarista estaria em casa, o que me ajudou muito. Mas a montagem dos móveis seria feita no dia seguinte, e me vi pela primeira vez no Rio envolvida com um pequeno problema para o qual precisaria de uma solução. E colaboraram. Pedi que a entrega fosse feita o mais tarde possível e que me ligassem por volta de meia hora antes. Dito e feito. No final da tarde o sujeito me liga e fui para casa a tempo de recebê-lo. E o que é melhor, sem precisar sair mais cedo e ficar me justificando.

O segundo caso de entrega, assim como o terceiro, ainda não terminou, mas
ambos já estão engatilhados.

Comprei um móvel semana passada, dessa vez numa loja bem grande e conhecida em boa parte do Brasil, e a entrega foi pré-agendada para a 2ª feira passada. Na 6ª me ligaram dizendo que precisaria ser adiada para 3ª , mas como eu talvez não pudesse receber a mercadoria nesse dia, disse que ligaria de volta confirmando a informação. Fiz isso na 2ª, mas como já estava em cima da hora, disseram que entregariam na 5ª. Perguntei sobre a disponibilidade de horário e disseram que o máximo que poderia se fazer, seria agendarem para o período da manhã ou da tarde. Como, pra variar, tenho impedimentos por causa do meu horário de trabalho e não posso perder horas do meu dia esperando tal entrega, muito rapidamente sugeriram o sábado, e eu optei pelo período da manhã para ficar logo livre do compromisso. Nada mal.

O último caso, e mais absurdo deles, envolve uma loja on-line famosíssima, que vende de absolutamente tudo, e que por conta de uma mega promoção realizada ontem, acabei comprando (finalmente) minha máquina de lavar.

Fiquei sabendo que a entrega seria feita até o dia 25, mas resolvi confirmar qual seria a data certa, para me programar. À tarde entrei no atendimento online e quando saí da frente do computador por menos de 30 segundos, ao voltar a conexão havia caído. Xinguei a oitava geração da fulana que me atendeu.

À noite, nova e sofrida tentativa. A atendente, não fez o mínimo esforço para me ajudar e de uma maneira muito sutil e educada, disse que o problema é meu e que não havia nada a ser feito. Lógico que não foi simples assim, e o processo todo durou quase meia hora. E teria durado mais, se ao perguntar se poderia ajudar em mais alguma coisa, eu não tivesse dito “Sim, você tem que me ajudar de alguma forma, porque até agora não consegui resolver meu problema, e é para isso que você está aí”. Acho que ela se revoltou e mais uma vez, a conexão caiu. Com a diferença de que desta vez, curiosamente recebi um e-mail de desculpas da empresa pelo ocorrido.

Fui dormir sem uma solução, e hoje pela manhã com a cabeça fria, resolvi a questão. Falei com o porteiro pra ver se poderiam receber e me ajudarem a levar para casa, e diante da possibilidade, vou simplesmente esperar que façam a entrega. Mas só para incomodar mais um pouco, ainda acho que vou ligar para que me informem uma data de entrega.

Eu entendo que a cidade tenha trânsito e seja complicado marcar hora certa, mas uma previsão mais concreta, é fundamental e com certeza facilitaria a vida dos clientes e os SAC’s da vida teriam muito menos aporrinhação. Duvido que com alguma organização e logística, não seja possível resolver essa questão.

Conversando sobre o assunto com a minha irmã, ela me disse algo que eu não sabia. Está sendo aprovada uma lei pela qual as entregas devem estipular um período para que nós, clientes não fiquemos à mercê das empresas, o que certamente nos traz prejuízo de alguma ordem. Tomara que isso dê certo, e em todo Brasil, não só em um estado (realmente não sei se é uma lei federal ou estadual).

O mais curioso é que a empresa pequena e mais simples, foi a que me atendeu melhor, enquanto a conhecida apresentou um péssimo atendimento, demonstrou muita má vontade e talvez tenha perdido um cliente potencial.

Agora é torcer pra dar tudo certo, as entregas serem feitas conforme o combinado e em breve eu estar com o meu cantinho arrumado.

*******************************

Personalidades da semana: Vai ser difícil alguém superar o Alexandre Borges. Mas como eu sempre vejo alguém, não posso deixar de colocar aqui, mesmo tendo que pedir help pro Google, e descobrir que quem eu vi um dia foi uma atriz (por sinal, muito bonita) chamada Francisca Queiroz.
Outro mais famoso e que não obrigou a fazer consultas, foi o Toni Garrido.
E vi ainda uma repórter da Globo que apresenta jornais locais e cujo nome não faço idéia, mas sei que ela tem voz e dicção esquisitíssimas.

******************************

E conforme prometido, vou contar o que descobri a respeito do caso do fósforo molhado. Claro que não tem nenhum mistério e é tudo bem mais simples do que certamente todos imaginaram.
A caixa molhou porque eu sempre colocava o escorredor de louças próximo ao espaço onde costumo deixá-la. Como não estava super perto, não pensei nisso de cara, mas quando um dia cheguei em casa e vi um caminho de água, descobri de onde vinha e confesso que fiquei decepcionada, por dois motivos, não ter me dado conta antes de algo tão óbvio e por não ter um mistério de verdade pra resolver.

5 comentários:

  1. hahahaah Rafinha!!! Gosta de emoções hein?? Essa decepção que vc sentiu do mistério do fósforo teria sido um alivio p/ mim. Sou maior cagona. hahaha.
    Boa sorte com as entregas ai. Aqui a gente comprou tudo desmontado e montamos em casa. Estamos terminando de montar a ultima coisa, a mesa de jantar! Ufa! Beijão. Lu

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahahahahahaha! Demais a solução para o fósforo molhado!
    Putz, também tenho horror às entregas... só de pensar em ter que argumentar e algumas vezes até brigar para que possa receber o que comprei em um horário decente e um dia pré-determinado já me dá cansaço.
    Pelo menos no caso das coisas menores eu encontrei uma solução, mando entregar sempre lá no bar dos meus pais. Pelo menos sei que tem alguém por lá todos os dias no horário comercial...
    Beijão procê e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Pô, tomara que esse negócio da lei seja certo mesmo. É um saco ter que ficar esperando essas entregas.

    Beijos,
    Fabi, João Victor e Mosca
    http://depoisqueeudescobri.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Rafinha, o que vc ta fazendo pra deixar seu apartamento mais bonitinho tão rapido? Magico?? O meu tá feio ainda... a sala tá um horror. Td bem que quase nada do que tem nela a gente comprou. Ë tudo coisa velha que a gente herdou de alguém... mas tá um horror! Acho que vai demorar muuuuito tempo até a gente conseguir deixar bonitinho!!

    PS: Os usuarios do wordpress poderiam me ensinar como conseguem postar comentários como usuários wordpress? Eu não consigo... Rafinha, desculpe "usar" o conhecimento dos seus amigos...

    ResponderExcluir
  5. Hahaha, incrivel o misterio do fosforo molhado. Ele pode nao ter sido um grande misterio, mas daria um otimo nome de conto do Sherlock Holmes, ne? Hahaha...
    Nem me fale em entregas, nao sei o que faria se minha mama nao trabalhasse em casa. Ultimamente tenho comprado muito pela internet. Nao moveis, mas presentes de natal e aniversario ha uns tres anos para os mais proximos e realmente a incerteza de quando chega eh um suplicio, especialmente se o correio esta em greve e as empresas de entrega estao sobrecarregadas.
    Mais uma vez, to louca para ver fotenhos da casa nova! :D
    Boa sorte com as encomendas!!!
    beijinhos

    - ah, em resposta a pessoa aqui de cima, tambem continuo tendo problemas de assinar meus comentarios com a minha conta do wordpress... :/

    ResponderExcluir